O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), afirma que o sucesso da educação pública do município de Sobral, no Ceará, demonstra como a definição de metas claras e objetivas e o planejamento a longo prazo na gestão pública pode ser benéfica para o ensino nacional.
A cidade de Sobral conseguiu, em 2015, a nota 8,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a pontuação mais alta do País.
A Comissão de Educação e a frente parlamentar realizaram audiência na Câmara sobre o projeto educacional desenvolvido no município cearense de 2011 a 2016, quando o prefeito era Jose Clodoveu de Arruda Coelho Neto, o Professor Veveu.
“O sucesso de Sobral é resultado de processos, atitudes e planejamentos. É perseverar nas ideias. A continuidade dos mandatos é importante. Infelizmente, em alguns lugares, quando entra um novo governante, ele quer acabar com aquilo que o antecessor fez para não deixar que os adversários sejam lembrados pelo trabalho que fizeram”, lamentou Canziani.
Metas ultrapassadas
A nota de Sobral no Ideb ultrapassa a meta de 6,1 do Ministério da Educação (MEC) para 2021. Em 2011, a cidade zerou a taxa de abandono escolar entre estudantes do 1º ao 5º ano. Dentre as 47 escolas da rede municipal, 35 foram avaliadas pelo Ideb, sendo que 34 aparecem entre as 100 melhores da Região Nordeste, e 9 delas estão entre as 100 melhores do País.
“O fortalecimento das redes, a formação continuada dos professores, as metas claras: por meio de uma série de ações que se fez lá é que se conseguiu esse resultado”, observou Canziani.
Baixo rendimento
O atual secretário de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, explicou, em entrevista ao Centro de Liderança Pública, que no final da década de 90 a cidade decidiu enfrentar o problema de seu baixo rendimento educacional. Na época, a cidade sofria com altos níveis de abandono escolar e distorção idade-série.
Para mudar esse quadro foram feitos investimentos na infraestrutura, capacitação dos docentes e houve mudança no método de contratação de novos professores e diretores, que passou a ser por mérito e não por indicação política.
Depois disso, o foco foi alfabetizar todas as crianças na idade certa, até os 7 anos de idade, e estabelecer a política pedagógica da cidade, baseada em três objetivos: fortalecimento da gestão escolar, fortalecimento da ação pedagógica e valorização dos professores.
Segundo o secretário, apesar da crise financeira, o município continua investindo fortemente na educação, colocando mais dinheiro na área do que o que é exigido por lei.
Currículos
Atualmente, a Prefeitura de Sobral elaborou os documentos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática e está na etapa de implementação desses novos currículos.
A meta agora é elevar o patamar da rede de ensino de Sobral para uma das melhores da América Latina. Numa experiência pioneira, o município aplicará o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) para alunos da rede pública de Sobral.
De acordo Canziani, foi o modelo adotado em Sobral que inspirou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Comentários
Postar um comentário