Efraim Filho relembra a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial


O líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), relembrou a participação dos brasileiros na Primeiro Guerra Mundial. “Exatos 100 anos atrás o Brasil declarava guerra à Tríplice Aliança e iniciava a sua participação efetiva na Primeira Guerra Mundial”, ressaltou. “É um fato que poucos conhecem, mas em honra daqueles se sacrificaram, não podemos deixar passar ao esquecimento”, destacou.

O Brasil havia se mantido neutro desde o início do conflito, em 1914. No entanto, em 1917, com o afundamento de alguns navios brasileiros por submarinos alemães. Em 26 de outubro, após muitas manifestações populares, o governo brasileiro decide entrar de fato no conflito, enviando soldados e navios para participar da guerra, que se estendeu até novembro de 1918.

Efraim contou que seu avô, Inácio Bento, foi expedicionário na Segunda Guerra Mundial e, portanto, esse era um tema caro a ele. “Tenho isso no sangue e, portanto, reconheço o valor dos brasileiros que deram a vida para defender nossos valores e formar uma nova ordem mundial”, assegurou.

O parlamentar paraibano contou que foi o historiador Mateus Lacerda, também paraibano, que lhe lembrou da data. Efraim salientou também que é comum filmes e séries americanos mostrarem a valorização que a sociedade daquele país dá às suas forças de segurança. “Temos de estimular essa valorização em nosso país também”, afirmou. “É preciso manter acesa a chama em memória desses valorosos brasileiros”, concluiu.

Comentários