Em 2018, a Constituição Federal completa 30 anos de existência. Para comemorar esse importante fato, o secretário de comunicação da Secretaria de Comunicação da Câmara (Secom), Márcio Marinho (PRB-BA), e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) se reuniram nesta quinta-feira (13), para organizar a produção de material a ser transmitido em sessão solene na Câmara.
No encontro com o presidente da Abert, Paulo Tonet Camargo, o diretor geral, Luis Roberto Antonik e a diretora de comunicação, Teresa Azevedo, o deputado explanou o interesse no tema. “Para nós é importante essa parceria, pois possibilitará que o brasileiro entenda toda a história de um país democrático”, completou o secretário.
Em 2008, quando foi comemorado 20 anos da constituição, a Secom realizou uma sessão solene para mostrar a importância da constituição. A proposta para 2018 será coletar vídeos e materiais que enriqueçam a apresentação para a sociedade brasileira. Diante disso, foi solicitado à representante das emissoras brasileiras, Abert, o material necessário para realizar a sessão no próximo ano.
História
Parte importante no processo de redemocratização do País após 21 anos de ditadura militar, a Assembleia Nacional Constituinte foi instalada em Brasília, em fevereiro de 1987. A proposta da convocação foi estimulada pelo movimento civil que levou o Brasil à retomada da democracia. As forças políticas, que venceram na eleição indireta de 1985, representadas pela figura do presidente eleito Tancredo Neves (PMDB), assumiram a Constituinte. Em julho do mesmo ano, o presidente José Sarney enviou ao Congresso a proposta de emenda constitucional para sua convocação. Por fim, em 22 de novembro, o Congresso Nacional aprovou a emenda da Constituinte.
Comentários
Postar um comentário