Como membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) foi eleito por 23 votos a quatro, integrante da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional.
A CCAI é composta por seis senadores e seis deputados titulares, com igual número de suplentes. A sua atividade consiste em fiscalizar e controlar as atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas no Brasil ou no exterior por órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Também é objetivo assegurar que essas atividades sejam realizadas em conformidade com a Constituição Federal e com as normas do ordenamento jurídico nacional.
De acordo com Heráclito, a inspiração para se candidatar ao cargo veio da sua experiência e dos mandatos que exerceu na Câmara. Na ocasião, ele lembrou que já presidiu a CREDN e também já participou da CCAI.
O deputado disse que o papel da CCAI é fiscalizar, o que, para ele, faltou no governo passado. Segundo o socialista, atividades da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por exemplo, não eram fiscalizadas, o que gerou diversos erros e abusos. “O meu papel na CCAI é de fiscalizar o governo em nome desta Casa. Por isso eu coloco à disposição dos companheiros essa opção [sua candidatura]. Prometo que serei um fiscal, como sempre fui”, afirmou.
Comentários
Postar um comentário